domingo, 27 de março de 2016

BRASÃO DA FAMÍLIA COSTA














Um dos sobrenomes que são bem comuns no Brasil é o da família Costa. Muitas pessoas buscam saber sobre suas origens e se você possui enoste  seu nome, veja abaixo algumas curiosidades e informações sobre a origem e brasão.
O sobrenome Costa, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Costa


O Costa surgiu em Portugal e a sua primeira família era da nobreza medieval do século XIII. Ele é classificado como toponímico e vem do latim Costa que significa costela. Mês assim, foi aplicado metaforicamente na orografia, o que deu sua origem geográfica.

A família Costa é comum em países da Europa como Portugual, Itália e Espanha. A partir daí, ela passou a se espalhar pelo mundo através da imigração de pessoas naturais deste país para outros como Argentina e Brasil.

A família Costa é muito antiga em Portugal de onde se ramificou para o Brasil teve seu solar na Quinta da Costa, comarca de Guimarães, com torre e casa forte.

Variantes do sobrenome Costa



Nos primeiros registros da historia dos Costas tem se informações de um homem chamado Nicolau Kosta. Além disso, é bem difícil encontrar variações para este nome tão tradicional que foi disseminado com a mesma grafia para tantos países.

É possível, no entanto, encontrar “Fulano da Costa”.


Brasão da Família Costa



O brasão da família costa é representado por, ao que inicialmente parece, seis costelas de prata alinhadas em três faixas e dispostas em duas palas. Elas são firmadas nos flancos de um escudo na cor vermelha. Segundo estudos já realizados, assim como aparentemente parece, as costas destas armas não são representações de ossos da costela. O que representa essas costas é um tipo de faca de sapateiro de lâmina curva e sem ponta.

Este é o brasão oficial adotado pela família Costa. Algumas variações podem não ser verdadeiras, uma vez que a família Costa não possui muitas variações em seu sobrenome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.