sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Brasão Família Reis


O sobrenome português Reis é uma referência aos Três Reis Magos, segundo a tradição cristã, os reis haviam vindo do oriente para presentear o Menino Jesus, guiados por uma estrela, chegando a Judéia foram ao palácio de Herodes, crendo que ali encontrariam o rei dos judeus que havia nascido, Herodes sem conhecer as profecias, pediu aos Magos do Oriente que quando encontrassem a criança voltassem até ele lhe dissessem onde ela estava com a intenção de matá-la após os reis partirem, na procura os Três Reis Magos demoram encontrar o menino Jesus, só chegando até ele em 6 de janeiro.
Na Idade Média os Reis Magos passaram a ser venerados como santos, no século VI suas relíquias foram trazidas de Constantinopla para Milão, e em 1164 foram levados para Colônia na Alemanha onde estão até hoje. Também durante a Idade Média havia a tradição de que os nascidos no dia 6 de janeiro levassem o nome Reis, em referência ao santos do dia acreditando que conseguiriam proteção deles.
Na Alemanha também surgiu uma família Reis, porém a família Reis alemã é de origem patronímica em referência ao nome Risi, esse por sua vez é uma variação italiana do nome Rico, gerando os sobrenomes Risner, Reisner, Reiss e Reis.
Acima o brasão da família Reis portuguesa, com um campo azul e uma estrela de ouro de oito pontas em referência a estrela que guiou os reis até o Menino Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.